Páginas

quarta-feira, agosto 27, 2008

Multitude Chair

"Em 2003, os irmãos brasileiros Fernando e Humberto Campana, famosos no mundo do design contemporâneo por transformar materiais desvalorizados em obras de arte utilizando diversos objetos, situações, formas e texturas presentes no dia-a-dia, lançaram a Cadeira Multidão. Confeccionada a partir de bonecas produzidas pelo Projeto Brinquedos do Agreste Paraibano, em Riacho Fundo, zona rural de Esperança, na Paraíba, numa edição limitada, assinada e numerada de 35 peças, as cadeiras estão sendo comercializadas em Galerias de Arte internacionais.
Essa iniciativa dos irmãos Campanas contribuiu para mudar a qualidade de vida da população local, tornando-se um exemplo concreto de como a arte pode influenciar a vida da população de baixa renda. A Cadeira Multidão é a parceria de um projeto social com dois dos ícones do design brasileiro contemporâneo, os irmãos Campanas.
O Grupo Isobar, no Brasil representado pela AgênciaClick, pretende levar essa parceria exitosa para o mundo, começando pelo Festival Internacional de Publicidade de Cannes, criado em 1953 e considerado o mais importante prêmio da publicidade mundial, ambiente extremamente receptivo a inovações.
A idéia é convidar personalidades internacionais para sentar na Cadeira Multidão e doar recursos para o projeto da Boneca Esperança. O escopo é flexível, favorecendo seu crescimento e assimilação de novas contribuições ao longo do processo.
Basicamente, a iniciativa envolve:
- Produzir um material digital contando a história do Projeto Brinquedos do Agreste Paraibano, em Riacho Fundo, zona rural de Esperança na Paraíba e, tentativamente, colher depoimentos do ex-presidente FHC e da Dona Ruth Cardoso sentados na Cadeira Multidão;
- Comprar e expor a Cadeira Multidão no espaço do Grupo Aegis no Festival de Cannes, convidando publicitários ganhadores de prêmios para sentar na cadeira, assistir ao vídeo e doar recursos para o projeto da Boneca Esperança. Em paralelo, estimular doações dos participantes em geral do Festival;
- Num segundo momento, viajar com a Cadeira Multidão convidando personalidades a sentar na Cadeira e doar recursos para o projeto. Esses eventos pontuais serão organizados pelas agencias locais do grupo Isobar, começando pela Glue na Inglaterra e Farfar na Suécia;
- Em algum momento, leiloar a Cadeira Multidão sendo que os recursos arrecadados serão doados ao Projeto Esperança.

O conceito de “sustentabilidade” permeia essa iniciativa, já que na prática, sustentabilidade é o desafio diário de pensar em novas formas de fazer negócio, de construir novas relações e buscar soluções conjuntas para problemas comuns. Idealizar uma obra de arte a partir de bonecas produzidas por uma comunidade de baixa renda no nordeste brasileiro, e expô-las ao mundo como símbolo de engajamento na luta por um mundo melhor, é, sem dúvida, estar inserido no esforço de sustentabilidade do planeta Terra."


Vide video.


Um comentário:

Guilherme Póvoas disse...

Os irmãos Campana arrasam mesmo.