Páginas

sexta-feira, outubro 29, 2010

#CarecaVota45



As últimas movimentações de militantes políticos, para o segundo turno das eleições, me questionam uma série de fatores, que me levam a beira de um desespero. Como de vício, fui tuitar, e no terceiro lugar dos Trends Topics estava a hastag #MulherVota13. Não tenho por objetivo levantar bandeiras de voto ou manifestar o meu. Mas creio que, se, nós cidadãos, não mudarmos nossa posição no tabuleiro, vamos continuar caminhando rumo ao abismo.

De certo, é difícil se exigir uma postura política de um povo que nunca foi ensinado a pensar e questionar. Mas me assusta a quantidade de pessoas, muitas com ensino superior, que se abstém do direito e dever de escolher um rumo melhor para seu país.
Revolução seria a palavra de ordem. Não daquelas com armas nas mãos. Refiro-me a cultural. Gênero nunca foi plataforma de campanha. E enquanto bandeiras como essa continuam sendo manifestadas, sigo desacreditando em muitas coisas.

Ser mulher não é garantia de ser boa gestora, boa representante de nosso país. Da mesma forma que ser negro, índio, gay, ou qualquer outra ‘tribo’ que algum candidato possa se encaixar, não deve ser levado em conta, se não vier agregado de idéias com valores. Idéias que nos apresentem soluções para educação, saúde, segurança e tantas muitas preocupações que nos cercam a cada dia.

Enquanto houver alguém querendo dividir o Brasil em ‘times’ de gêneros, raças e opção sexual, nunca vamos ser, de verdade, brasileiros.

Nenhum comentário: