Páginas

segunda-feira, novembro 09, 2009

O gigante voltou.

Onze angustiantes meses separaram o choro de Pedrinho dos gritos de felicidade de 81.904 felizardos torcedores presentes no maracanã. Onze meses em que vimos o time de tantas glórias cair, mas levantar a cabeça e fazer a volta, rumo a primeirona. Onze meses também, que aprendemos um pouco mais a sermos vascaínos, aprendemos que o sentimento não para, e não pode parar nunca. Esse sentimento que foi o 12º jogador em toda a campanha 2009. Por esse sentimento lotamos São Januário, lotamos o maraca, fazendo-o de nosso caldeirão, de nossa casa. Quebramos recorde de público, aumentamos absurdamente nosso número de sócio torcedor, admitimos o estrago que uma má gestão acarreta, aceitamos humilhações de nossos rivais, e jamais paramos de gritar que o vasco é uma religião.

E agora é fim desses longos onze meses. O último sábado foi o dia de gritar com toda voz que tínhamos, foi o dia de levar a família toda para o estádio, em baixo de um sol de quase 40 graus. E valeu. Valeu a pena todo tempo de sofrimento. Valeu por cada arrepio na pele, a cada vez que mais de 81.000 pessoas entoava o mesmo canto de felicidade, o canto de retorno, de alívio. Valeu pelo maracanã ter virado cruzmaltino. Valeu pelo mar de gente em volta do estádio, se cumprimentando, cantando, felizes. Valeu pelo grito de “o meu vascão voltou” que estava preso na garganta ter sido pronunciado. Valeu por cada detalhe que não consigo transformar em palavras. É coisa que só quem gosta de futebol entende. É coisa que só quem é vascaíno sabe. É coisa que só quem estava lá viveu.

E agora voltamos, para o lugar de onde nunca devíamos ter saído. Mas que aprendemos e amadurecemos bastante com o tempo longe. Voltamos, e agora, que venha o título, e uma próxima temporada tão brilhante como essa.
Saudações vascaínas!

Um comentário:

nuno medon disse...

olá! não entendo muito de futebol, mas deu para perceber que muito Brasileiro ama o flamengo..e de que cidade é o Maracaná? um bom 2010 ! beijos, Nuno, portugal