Conversando com uma amiga americana, comecei com o papo "tudo que gostaria de perguntar a um americano, mas nunca perguntou", e calhou no assunto mais comentado do ano, sim o 'aquecimento global'. E toda aquela conversa sobre Kioto, foi me supreendendo e me fazendo refletir, ela diz: "no meu país, ninguém joga lixo no chão, vocês jogam, e ainda me vem criticar sobre o Protocolo de Kioto". É realmente to até agora com isso na cabeça. Não que seja um defesa para tal atitude do Bush. A própria também apoia o Protocolo, sabe que seu país polui em altos níveis, e como nós, odeia o Bush.
Mas o que eu sempre defendi, foi-me jogado na cara. As pequenas atitudes que para muitos são realmente pequenas, fazem a diferença no olhar dos que não estão acostumados. O lixo no chão, a não reciclagem, o banho quente e demorado, os gastos de energias e passeios de carro, também nos matam aos poucos. É claro, que de forma alguma, eu estou comparando isso aos grandes 'atentados' à natureza, que vem de certas empresas. Mas você que tanto os critica, não faz o mínimo. Se, como dizem, o que vale é a intenção, você esta em pé de igualdade com aqueles que você tanto julga.
Já dizia minha mãe, ''educação vem de berço'', e é hora de entender, que no estado em que o mundo anda, a falta de educação não vai lhe render apenas um castigo da sua mãe, mas um, muito mais sério e rigoroso. As consequências são duras, e ao contrário das mães, a natureza não perdoa.